Páginas

30 dezembro 2011

Playlist - Garotas anos 90



   As pessoas estão acostumadas a ver os anos 90 como uma época que produziu músicas ruins, roupas largas, programas de tv de péssima qualidade de imagem. Até mesmo eu pensava que os anos 90 foram os mais perdidos para a moda popular, com aquelas calças cargo, e o umbigo sempre aparecendo.
   Mas não devemos esquecer de todas as bandas femininas e cantoras que apareceram  para o mundo da música. Até então, as mulheres tinham pouco poder nesse ramo e poucas ousavam em não parecer tão femininas, ou falar palavrões. Temos como referência as bandas de rock que surgiram em meados dos anos 80, como The Runnaways, Heart, Bananarama, Cindy Lauper, Madonna, que quase sempre falavam de amores ou de diversão. Palavrões? Pouco.  Em 1985 surgiu o L7, e seu rock já não fazia parte das garotas que just wanna have fun com faixas como Wargasm, as garotas do L7 chegaram a criar a fundação Rock for Choice, em defesa dos direitos civis das mulheres, incluindo luta pela legalização do aborto. Outras garotas merecem destaque como Patti Smith e Siousxie Sioux, mas estamos aqui para falar dos anos 90, certo?
   Chegamos ao começo da década mais arrebentada do rock, já que com as influências passadas foram surgindo novas ramificações e as garotas cada vez mais se inserindo, que o diga Courtney Love, Bikini Kill e o movimento riot grrrl!
   Mas, em meio a toda essa liberdade que foi surgindo no contexto do final do século 20, dois outros estilos musicais ganharam força, o Dance e as Girls Groups. Se você viveu nos anos 90 sabe reconhecer uma dance music de longe. As garotas que cantavam nessas bandas e duos então, eram muito estilosas! Quem não queria aquelas trancinhas e miçangas nos cabelos? Usar aquelas botas de plataforma? E ser magrinhas como todas elas, de umbigo de fora? Os piercings eram o máximo! Tatuagem ainda era coisa de malvado, então elas não tinham... Mas assim mesmo a gente achava elas super sexy e cools, por que elas tinham umas coisas que a gente não achava em qualquer lugar, o mundo não era orkutizado. Você usa uma calça masculina, que era a cargo, e um topinho curtíssimo em cima e pronto, estava super sexy. Outro look popular era o vestidinho preto, que a Victoria das Spice Girls sempre usava, assim como era clássico o lokk da nossa querida bruxinha Sabrina (eu sei que você assistiu!) e também os tops da personagem Babalu, da novela Quatro por Quatro abafaram! Se os cabelos chapados são o hype dos anos 2000, os cabelos curtos e com mechas eram o hit dos 90, temos como exemplo a cantora Alexia, Dido e as All Saints. Jennifer Anniston foi adepta do cabelo na altura dos ombros e mexas loiras, dizem até que foi ela quem começou. Mas o meu estilo de cabelos favorito foi o da Drew Barrymore em Poyson Ivy, o hoje extinto permanente era como o poder cacheado em apenas algumas semanas de agua oxigenada. Uma transformação que tirava o fogo, quem aderiu foi Sarah Jessica Parker, e o que era um cabelo de loosers se tornou o cabelo da personagem principal de um seriado inovador e somente para garotas que não tinham medo de falar sobre sexo.
   Estou falando e Xscape, La Bouche (Melanie Thornton), Sandra Gillete, quando digo que vieram não para somente exibir seus bodies e ganhar dinheiro com isso, elas cantam muito e isso faz parte de um movimento feminista, queira ou não, elas revolucionaram a forma como a música é vista. Basta ver o vídeo de Short Dick Man para ver que Sandra Gillete não queria ser uma garota qualquer, o que ela queria era pinto grande! E as garotas do T.a.t.u. que despontaram com o cover do Smiths?
   Chego ao fim deste texto para tentar convencer você de que os anos 90 foram incríveis, para mim, foi o momento que com o avanço das tecnologias, finalmente a música pop e dance chegou aos ouvidos de muita gente que antes não tinha acesso, ou você acha que a sua mãe ouviu falar de Runnaways nos anos 80?? E na moda, tivemos uma mudança de paradigmas, as garotas mais ousadas e a música, feita para dançar na pista. E você, também ama os anos 90? 





                   




2 comentários:

Comente!